Cerca de 7 mil pessoas participam nesta terça-feira da 39ª edição da Romaria da Terra, em São Gabriel, na Fronteira Oeste. O evento é marcado pela reflexão e pela homenagens aos povos indígenas
Durante a manhã, os participantes fizeram uma caminhada que saiu da localidade de Sanga da Bica, onde há um monumento em homenagem Sepé Tiaraju, símbolo da resistência do povo guarani contra os invasores morto há 260 anos.
A romaria terminou em um parque tradicionalista, que fica às margens da BR-290, onde acontece uma celebração religiosa.
Leia mais notícias de fé e religião
Durante a tarde, a programação segue com apresentações artísticas. Neste ano, junto com a romaria que discute os cuidados com a natureza, também está acontecendo um encontro dos povos indígenas, que reúne cerca de 600 índios do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina. Além disso, o encontro reúne povos guaranis e kaingangues da Argentina, Paraguai e Bolívia.
Segundo o coordenador do Conselho Indigenista Missionário da Região Sul, Roberto Liebgott, as atividades se iniciaram no dia 5 deste mês, com a realização de oficinas, seminários e rituais indígenas com discussões sobre os cuidados com a natureza, demarcação das terras e métodos de medicina tradicional.
"